Home Política Pazolini lidera corrida ao governo do ES, aponta Paraná Pesquisas
Política

Pazolini lidera corrida ao governo do ES, aponta Paraná Pesquisas

O resultado indica que Pazolini, atual prefeito da capital, parte em vantagem na disputa estadual, sustentado por baixa rejeição em comparação aos adversários.

Images

Faltando pouco mais de um ano para as eleições de 2026, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), aparece na frente na disputa pelo governo do Espírito Santo, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (18) pelo Instituto Paraná Pesquisas.

Na pesquisa estimulada — quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados —, Pazolini soma 28,1% das intenções de voto. Em segundo lugar surge o ex-senador Ricardo Ferraço (PSDB), com 22,5%. A seguir aparecem o ex-deputado federal Sergio Vidigal (PDT), com 12,7%, e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), com 10,5%. O ex-deputado federal Helder Salomão (PT) registra 6,7%, e o deputado federal Da Vitória (PP), 4,4%.

Os eleitores que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos, branco ou nulo somam 9,1%, enquanto os que não souberam ou não opinaram chegam a 6%.

DISPUTA  DE 2º TURNO 

O levantamento também simulou cenários de segundo turno. No confronto direto, Pazolini venceria Ferraço por 44,8% a 38,7%. Já em eventual embate com Arnaldinho Borgo, o prefeito de Vitória teria vantagem ainda maior: 52,6% contra 22,6%.

Nos dois cenários, o índice de votos brancos, nulos e nenhum dos dois ultrapassa os 9%, e os indecisos ficam acima de 6%.

REJEIÇÃO DOS CANDIDATOS 

O instituto também mediu a rejeição dos nomes. O ex-deputado federal Helder Salomão aparece como o mais rejeitado, com 23% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Em seguida vêm Sergio Vidigal (21,5%), Da Vitória (18,1%), Ricardo Ferraço (14,3%), Arnaldinho Borgo (11,9%) e, por último, Lorenzo Pazolini (10,5%).

RETRATO DO MOMENTO 

O resultado indica que Pazolini, atual prefeito da capital, parte em vantagem na disputa estadual, sustentado por baixa rejeição em comparação aos adversários. Ferraço aparece como principal rival, mas ainda distante na simulação de segundo turno. O quadro, no entanto, mostra espaço aberto para mudanças: a soma de indecisos e eleitores que pretendem votar branco ou nulo passa de 15%.

( Fonte: Pesquisa Paraná Pesquisa )

( 📸 Foto: Reprodução Redes Socias )

 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Img 20250914 wa0002

Artigos relacionados

Adesões espontâneas impulsionam o nome de Euclério Sampaio ao Senado

A pré-candidatura do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), ao Senado Federal...

Assembleia mantém veto de Casagrande ao projeto que restringia CNH Social para egressos do sistema prisional

Vitória (ES) — 07 de outubro de 2025. A Assembleia Legislativa do...

Governo Lula quer transporte público gratuito como trunfo para reeleição em 2026

Estudo sobre o custo da tarifa zero foi solicitado ao Ministério da...

Contra os Exageros do Poder, a Coragem de Euclério: Um Novo Caminho para o Senado

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, tem se destacado no cenário capixaba...