Home Últimas notícias SESA investiga três casos suspeitos de intoxicação por metanol na Serra
Últimas notícias

SESA investiga três casos suspeitos de intoxicação por metanol na Serra

Pacientes apresentaram sintomas após consumo de bebidas alcoólicas; outros quatro casos no estado foram descartados

Images

Pacientes apresentaram sintomas após consumo de bebidas alcoólicas; outros quatro casos no estado foram descartados

A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) informou nesta segunda-feira (6) que três casos suspeitos de intoxicação por metanol estão sob investigação no Espírito Santo. Todos os pacientes são moradores da Serra e seguem em monitoramento pelas equipes de saúde.

Segundo a pasta, as notificações ocorreram na madrugada de segunda-feira (6), após os pacientes apresentarem sintomas relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas. Outros quatro casos — registrados em Vila Velha, Serra, Viana e Guaçuí — chegaram a ser investigados, mas foram descartados após análise clínica. Vitória não possui notificações.

A SESA destacou que, mesmo com resultados negativos nos exames, os pacientes permanecem em observação por 24 horas, conforme determina o protocolo do Ministério da Saúde.

O QUE É MATANOL E QUAIS OS RISCOS

O metanol é um tipo de álcool altamente tóxico e impróprio para o consumo humano. A ingestão da substância pode causar sintomas como tontura, náusea, vômitos, visão embaçada e dificuldade para respirar. Em casos graves, pode levar à cegueira e até à morte.

A Secretaria de Saúde orienta que qualquer pessoa que apresente esses sintomas após ingerir bebida alcoólica procure imediatamente um serviço de urgência, como um Pronto-Atendimento (PA) ou uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).

Em casos suspeitos, também é possível buscar orientação com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Espírito Santo (CIATOX-ES), que funciona 24 horas por dia, com atendimento gratuito pelo número 0800 283 9904.

SITUAÇÃO NO PAÍS 

No último sábado (4), o Ministério da Saúde havia confirmado um caso suspeito de intoxicação por metanol no Espírito Santo, mas a SESA informou que o registro foi descartado após nova avaliação.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, até o domingo (5), o Brasil registrava 225 notificações de intoxicação por metanol, sendo 16 confirmadas e 209 em investigação. O estado de São Paulo concentra a maior parte dos casos, com 14 confirmações e 178 ainda sob apuração.

O país contabiliza ainda 15 mortes relacionadas à substância — duas confirmadas em São Paulo e 13 em investigação em outros estados, incluindo Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Ceará.

📷 Foto: Reprodução Internet

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Img 20250914 wa0002

Artigos relacionados

“Dia do Cabelo Maluco”: o que realmente estamos celebrando nas escolas?

Um vídeo de pouco mais de três minutos foi o suficiente para...

Família da Serra é multada em mais de R$ 1 mil por permitir circulação de cadela terapêutica em condomínio

Caso de adolescente autista gera indignação nas redes e reacende debate sobre...

A polêmica da música Girassol e os riscos do revisionismo cultural do politicamente incorreto

Recentemente, o cantor Toni Garrido, vocalista da banda Cidade Negra, reacendeu um...