O ex-deputado federal Alexandre Frota (PDT) perdeu o mandato de vereador de Cotia (SP) após a Justiça confirmar de forma definitiva sua condenação em um processo movido pelo também ex-deputado Jean Wyllys. A decisão foi formalizada na sexta-feira (3) pelo presidente da Câmara Municipal, Osmar Danilo da Silva (Republicanos).
De acordo com o ato da Mesa Diretora, a perda do mandato ocorreu “em razão de condenação criminal por crime doloso, com sentença definitiva e irrecorrível”.
Frota foi eleito vereador em 2024 pelo PDT, mas estava licenciado do cargo desde o início da atual legislatura para exercer a função de secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Cotia.
A condenação diz respeito a uma publicação difamatória feita em 2017 nas redes sociais, em que Frota atribuiu falsamente a Jean Wyllys uma frase sobre pedofilia. À época, Wyllys era deputado federal pelo PSOL — hoje ele é filiado ao PT.
Na postagem, Frota escreveu uma frase supostamente dita por Wyllys:
“A pedofilia é uma prática normal em diversas espécies de animais; anormal é o seu preconceito.”
A Justiça entendeu que a publicação era falsa e difamatória, determinando a condenação de Frota. A sentença transitou em julgado, ou seja, não cabe mais recurso.
Com a decisão, a Câmara de Cotia deve convocar o suplente do PDT para assumir a vaga deixada por Frota.
Deixe um comentário