Home Últimas notícias Governo amplia uso de câmeras corporais no sistema prisional do Espírito Santo
Últimas notícias

Governo amplia uso de câmeras corporais no sistema prisional do Espírito Santo

A Secretaria da Justiça (Sejus) adquiriu 400 novos equipamentos para a Polícia Penal, que já começam a ser utilizados em unidades prisionais do Estado.

Img 3858

O Governo do Espírito Santo anunciou, nesta sexta-feira (29), a ampliação do uso de câmeras corporais no sistema prisional capixaba. A Secretaria da Justiça (Sejus) adquiriu 400 novos equipamentos para a Polícia Penal, que já começam a ser utilizados em unidades prisionais do Estado.

 

Durante o anúncio, o governador Renato Casagrande destacou que a iniciativa fortalece a proteção dos agentes e dos custodiados. “Estamos iniciando com 400 câmeras e poderemos chegar até 2.800. Esses equipamentos são importantes para proteger a ação dos policiais, os presos e também auxiliar a Justiça. É tecnologia a serviço da segurança da sociedade capixaba”, afirmou.

 

A novidade vem acompanhada da inauguração da Sala de Situação, espaço que permite o acompanhamento em tempo real das atividades nas unidades prisionais. O local é equipado com monitores de videowall, sistemas de radiocomunicação, monitoramento perimetral inteligente e painéis de acompanhamento de escoltas e deslocamentos de viaturas.

 

Segundo o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, o uso das câmeras corporais representa um avanço em transparência e segurança. “Esses equipamentos fortalecem a integridade das ações realizadas no sistema prisional, além de reduzir controvérsias e reclamações sobre a conduta dos policiais”, destacou.

 

As câmeras, que gravam em alta definição e têm autonomia de até 14 horas, já estão em operação em unidades como o Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS), o Centro de Detenção Provisória de Guarapari (CDPG), o Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), além do Complexo Penitenciário de Viana, da Divisão de Escolta e Recaptura Policial (DERP) e da Divisão de Operações Táticas (DOT).

 

O uso dos equipamentos será ampliado gradativamente para todo o sistema prisional do Espírito Santo, em atividades como contenção, escoltas, revistas, patrulhamentos, visitas familiares e cumprimento de mandados judiciais. A gestão central das imagens ficará a cargo da Subsecretaria de Inteligência Penitenciária (SIP).

 

A regulamentação do uso das câmeras segue a Portaria nº 648/2024 do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que define normas para órgãos de segurança pública em

Img 3841
Foto: Mateus Fonseca/Governo-ES

todo o país.

Fonte: Governo do Estado do Espírito Santo (Governo ES)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Img 20250914 wa0002

Artigos relacionados

“Dia do Cabelo Maluco”: o que realmente estamos celebrando nas escolas?

Um vídeo de pouco mais de três minutos foi o suficiente para...

Família da Serra é multada em mais de R$ 1 mil por permitir circulação de cadela terapêutica em condomínio

Caso de adolescente autista gera indignação nas redes e reacende debate sobre...

A polêmica da música Girassol e os riscos do revisionismo cultural do politicamente incorreto

Recentemente, o cantor Toni Garrido, vocalista da banda Cidade Negra, reacendeu um...